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quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cap 1 - ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE A CEIA DO SENHOR

Marcos 14:22-26
Ao final da última Páscoa, no momento anterior à traição e crucificação de nosso Senhor, Ele instituiu o que ficou conhecido ao longo dos anos como a "Ceia do Senhor".
A Ceia é a segunda ordenança que o Senhor deu à sua Igreja. A primeira ordenança foi o "Batismo".
I. A CEIA DO SENHOR FOI INSTITUÍDA PELO PRÓPRIO CRISTO
A. Na noite anterior à Sua crucificação, o Senhor instituiu a Ceia do Senhor.
Marcos 14:22-26.
- Ele reuniu Sua igreja a fim de observar essa ordenança sagrada.
B. A importância da instituição da Ceia de Jesus Cristo é recordada pelos três primeiros autores do Evangelho. Mateus 26:26-29; Marcos 14:22-26; Lucas 22:17-20.

C. Isso também foi lembrado por Paulo em carta à igreja de Corinto.

I Corintios 11:23-26.

D. A Ceia deveria ser uma ordenança permanente até o retorno de Cristo.

I Corintios 11:26.
II. A CEIA DEVE SER OBSERVADA POR DETERMINADOS INDIVÍDUOS
A. Apenas os CRENTES estão autorizados a compartilhar da Ceia.
1. Isso não é deixado por conta do indivíduo.
2. O mundo todo não é convidado.
3. A mesa do Senhor é apenas para aqueles que têm uma relação pessoal com Cristo.
4. Aqueles que compartilharam do "partir do pão" foram aqueles que "de bom grado receberam a Sua Palavra" e "perseveraram na doutrina dos apóstolos" (Atos 2:41-42).



B. A Ceia do Senhor é apenas para MEMBROS de uma igreja local neo-testamentária.


1. Esta é uma ordenança para uma igreja local.
2. A administração da ordenança não é dada a um indivíduo ou ao clero.
3. A responsabilidade por administrar essa ordenança foi dada à igreja local.
4. A igreja local deveria observar essa ordenança em conjunto, como um corpo unificado, e não privadamente. I Corintios 11:33.
5. A igreja local tinha o direito de proibir determinadas pessoas de partilharem da ordenança. I Corintios 5:11.
III. A CEIA DO SENHOR TEM UM SIGNIFICADO ESPECÍFICO
A. Ela não tem uma virtude santificadora.
1. Não é um sacramento - é uma ordenança.
2. Alguns ensinam que há uma virtude santificadora em receber os elementos do pão e o fruto do vinho.
3. Ensinam que os elementos - pão e o fruto do vinho - verdadeiramente tornam-se o corpo e o sangue de Cristo quando devidamente abençoados.
4. Outros ensinam que, embora os elementos não se transformem no corpo físico e no sangue de Jesus, há, contudo, uma presença espiritual real de Jesus nos elementos.
                    NADA DISSO É VERDADE DE ACORDO COM AS ESCRTURAS
5. Há dois grandes erros que são predominantes em relação a essa ordenança.
a. Alguns acreditam que há uma graça salvadora aplicada sobre aqueles que participam da Ceia do Senhor - esse certamente não é o caso.
b. Há outros que pensam que compartilhar da Ceia do Senhor não é necessário; assim, não se preocupam em atender aos cultos da igreja quando a ceia é observada.
- Gostaria de lembrá-los que, quando o Senhor ordena que façamos algo, é imperativo que o façamos.B. O significado principal da Ceia do Senhor é que ela é um memorialismo simbólico. Jesus disse: "fazei isto em memória de mim" (Lucas 22:19; I Corintios 11:24-25).
1. A Ceia do Senhor é uma recordação da Morte de Cristo em nosso lugar. I Co.11:25-26.
a. O pão partido fala sobre seu corpo machucado e crucificado. I Corintios 11:23-24.
b. O fruto do vinho fala sobre o sangue derramado, que Ele despejou por nós. I Corintios 11:25.

2. A Ceia é uma lembrança de que nosso Senhor virá novamente. I Corintios 11:26.
Deixem-me concluir fazendo algumas questões.

1. Você é qualificado para participar da Ceia do Senhor?

2. Você já foi salvo?

3. Você é um membro leal desta igreja?


Fonte: www.palavraprudente.com.br



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