Olá !! ♥

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Como jejuar

Um dos versículos mais claros acerca do jejum está na pergunta que o Senhor faz aos judeus: "Quando jejuastes e pranteastes no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, jejuastes vós para mim, mesmo para mim?" (Zc 7.5). Creio que o jejum para o Senhor não é aquele em que deixamos de comer, ou fazer qualquer coisa, para termos mais comunhão com Ele, mas exatamente o contrário. Creio que é ter tanta comunhão com Ele que tudo o mais passa para o segundo plano, inclusive o comer. Lendo Isaías 58 você verá que o jejum verdadeiro é o despojar‑se de si mesmo.

Em todo caso, o jejum verdadeiro é algo tão íntimo que se uma pessoa contasse a você como ela faz o jejum, já não seria um jejum sincero pois o próprio Senhor disse: "Porém tu, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto. Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em oculto; e teu Pai, que vê em oculto, te recompensará" (Mt 6.17,18). Portanto, desconfie da sinceridade daqueles que proclamam aos quatro ventos que estão jejuando. 


TIPOS DE JEJUNS  
O JEJUM TÍPICO . A Bíblia ensina que o jejum normal consiste em abster-se totalmente de alimento sólido. O jejum típico, mencionado na Bíblia, não implicava em abstinência de líquidos.  Na ocasião em que Jesus jejuou quarenta dias e quarenta noites no deserto, lemos o seguinte: “E depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome” (Mt 4: 2) A Bíblia não menciona que Jesus teve sede.
O JEJUM COMPLETO . O jejum completo também chamado jejum absoluto, consiste na abstinência de alimentos sólidos e de alimentos líquidos, conforme (At 9:9; 1Rs 19:5-7; Ex 34:28).  Trata-se de um jejum rigoroso e pode até trazer perigo para as pessoas que possuem alguma restrição em sua saúde.  Ninguém deve fazer um jejum total por mais de um dia se não tiver a direção de Deus.
O JEJUM PARCIAL  . O jejum Parcial tem varias aplicações, e é caracterizado pelo que se come e pela freqüência com que se come. 
-Em primeiro lugar, o jejum parcial significa abster-se de certos tipos de alimentos.  Algumas autoridades interpretam a atitude de Daniel (Dn 1), como jejum parcial.  Eles e outros jovens de Israel receberam a orientação de comerem da mesa do Rei de Babilônia, mas recusaram.  Não queriam contaminar-se e pediram que com eles fosse feito um teste de dez dias, durante esse período, Daniel e seus amigos só tomaram água e comeram legumes (só vegetais). Abstiveram-se da carne e do vinho da mesa do Rei (Dn 1:12-17).
Deus pode levar uma pessoa a abster-se de algum tipo de alimento, a fim de provar sua sinceridade, principalmente se estiver buscando uma resposta de oração em termos específico.
-Em segundo lugar, o jejum parcial implica em abster-se de alguns tipos de alimentos durante um certo período de tempo.  No caso do jejum do tipo que fez o profeta Daniel, poderá ser feito em quantos dias o Espirito Santo orientar.
OBS:  Em todos os tipos de jejuns, inclui a abstinência das relações sexuais entre marido e mulher.  O Apóstolo Paulo disse o seguinte: “Não vos prive um ao outro, salvo por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes a oração, e depois, ajuntai-vos outra vez, para que Satanás, vos não tente pela vossa incontinência” (1Co 7:5).
Jejuar envolve também orar, arrepender-se fazendo uma sondagem no coração.
Antes de jejuar determine previamente o tempo de duração e o modo como vai jejuar.
Todo jejum tem que ser motivado por um propósito, que o leve em oração a buscar do Senhor uma resposta, uma orientação ou um milagre das Mãos de Deus.
JEJUE, COM MUITA ORAÇÃO E MEDITAÇAO DA PALAVRA DE DEUS, E UM CORAÇÃO QUEBRANTADO E CONTRITO, E COM CERTEZA O SENHOR RECEBERAR O SEU SACRIFÍCIO. 

FONTE ; http://www.respondi.com.br/2005/06/como-o-jejum-que-bblia-ensina.html


http://www.cibierj.com.br/palavra/39-palavra/110-um-pequeno-estudo-biblico-sobre-o-jejum.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas